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quinta-feira, 12 de maio de 2011

BRTs (Bus Rapid Transit) EM CURITIBA

Veja a íntegra da matéria da Time
Ônibus Longo, Espera Curta
Ayesha e Parag Khanna
Em 5 de abril, Luciano Ducci, o prefeito de Curitiba, Brasil, embarcou no maior ônibus urbano do mundo em sua viagem inaugural pela cidade, marcando mais um gol para o sistema de transporte da cidade.
Desenvolvido exclusivamente para rodar com biocombustível (feito com grãos de soja), o mega ônibus de 28 metros de comprimento pode carregar 250 passageiros ao mesmo tempo e fazer apenas 4 paradas ao longo de toda rota de 6 milhas (10 quilômetros). Com uma frota projetada de 24 veículos, o sistema vai transportar uma média de 25 mil pessoas por dia.
Curitiba pode ser considerada uma cidade inteligente e original. Nos anos 60, enfrentava a expansão acelerada e congestionamentos. O arquiteto Jaime Lerner respondeu com o Plano diretor de Curitiba, um plano urbano estratégico cuja peça central  foi um sistema de transporte acessível e eficiente. Adotado em 1968, o plano diretor se tornou a pedra fundamental do projeto de Curitiba - e Lerner se tornou prefeito.
Uma das marcas da cidade são suas parcerias público-privadas. Na década de 1970, por exemplo, Curitiba estava se aproximando rapidamente 1 milhão de habitantes, o limite típico para a instalação de um sistema de metrô. No entanto, o preço era exorbitante, US$ 300 milhões.
Lerner apresentou ao setor privado, solução única: que eles junto com o governo, construíssem um sistema de ônibus rápido que teria todas as comodidades de um metrô - a velocidade, confiabilidade, acessibilidade e freqüência.
Empresas deveriam investir na frota de ônibus e o governo traçaria os itinerários. O resultado foi a rede de canaletas exclusivas para os ônibus, (as Bus Rapid Transit, BRTs)  o que tornou o sistema o primeiro de ônibus metronizado do mundo. Mais de 2,3 milhões de pessoas viajam  por dia nele, e Curitiba tem o menor nível de poluição atmosférica no Brasil.
Pelo menos 83 cidades em todo o mundo copiaram o sistema de BRT´s de Curitiba. Com a população rural correndo para áreas urbanas, os desafios que milhares de cidades enfrentam são os congestionamentos e o trânsito. Só na China, 350 milhões de pessoas vão migrar das vilas para as cidades até 2030.
Em Guangzhou , uma das cidades com o crescimento mais rápido da China, o sistema de canaletas exclusivas transporta 800 mil passageiros em um dia e reduziu o tempo médio de deslocamento pela metade.
Grandes cidades dos EUA também estão prestantando atenção neste movimento. Em 15 de abril, a Autoridade de Trânsito de Chigago aprovou verba de U$1,6 milhão para analisar a implantação do sistema de canaletas exclusivas (BRTs) ao longo da Avenida Western. Só podemos esperar que a cidade de Nova York faça um movimento semelhante.
Ayesha e Parag Khanna são diretores do Hybrid Reality Institute
Lições de urbanismo
Os ônibus mais espertos do mundo
O sistema de ônibus de Curitiba realmente se assemelha a um metrô, com faixas de trânsito exclusivas, venda de bilhetes pré-pago e sensores de ônibus que se comunicam com semáforos inteligentes, permitindo que os ônibus possam seguir em frente em velocidades contínuas.
Síndrome Chinesa
O trânsito intenso é endêmico no Reino Médio. É por isso que cidades de rápido crescimento, como Guangzhou estão adotando o sistema de BRT para levar centenas de milhares de passageiros por dia com mais rapidez.
Não desperdice, não quero
As parcerias público-privadas fazem as coisas funcionarem em Curitiba, onde as crianças são ensinadas a separar o lixo de materiais recicláveis e depois ir para casa e ensinar os pais como fazê-lo também. (Como resultado, mais de 75% do total de lixo da cidade é reciclado).

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